COSMOS - EPISÓDIO 10 - O VISIONÁRIO DA ELETRICIDADE

A fim tratar das soluções dadas por Michael Faraday (1791-1867) e James Clerk Maxwell (1831-1879), o episódio se inicia com os questionamentos de Isaac Newton (1642-1727) e do ainda jovem Albert Einstein, que indagaram, respectivamente, como o Sol exercia sua força gravitacional e de como os ímãs sua atração magnética. Assim, a história de Faraday é apresentada, retratando-o como um aluno com dificuldades durante a infância,[2] e que teria até mesmo abandonado a escola. 

Trabalhando como encadernador, aos 21 anos um cliente lhe cedeu um convite para uma apresentação na Royal Institution of Great Britain, em Londres, durante a qual pode assistir ao químico britânico Humphry Davy (1778-1829), famoso por seus experimentos públicos com gases. Em um de seus experimentos laboratoriais, contudo, Humphry Davy feriu seus olhos com a explosão decorrente do manejo inadequado de tricloreto de nitrogênio, tal como ocorrido anteriormente com Pierre Louis Dulong. No caso de Pierre, ele perdeu um olho e dois dedos da mão, e não três dedos como é afirmado no episódio.

 Humprey Davy precisou então contar com a ajuda de Faraday, que havia anotado avidamente suas apresentações ao longo do tempo. Os dois se tornaram muito próximos, mas Davy não aceitou a proeminência que Faraday assumiu após que seus grandes inventos como o motor elétrico, o gerador e o transformador vieram a público. Ardilosamente, Davy pede a Faraday que estude a produção de vidros ótico da Bavária, a fim de aprimorar a qualidade do equivalente britânico. Faraday, no entanto, não conseguiu descobrir aquilo que Joseph von Fraunhofer (episódio 5) havia conseguido anos antes. Após a morte de Davy, Faraday abandona tal empreitada e assume como diretor do laboratório.

 Uma de suas muitas contribuições nesse período foi então o estabelecimento de palestras anuais de ciência para jovens, chamadas hoje de Royal Institution Christmas Lectures, que ocorrem até os dias atuais. Dentre as palestras citadas, estão as do próprio Michael Faraday (1855), Robert Stawell Ball (1900), Julian Huxley (1937), Desmond Morris (1964), David Attenborough (1973), Carl Sagan (1977), Richard Dawkins (1991), Susan Greenfield (1994). Efeito Faraday e polarização e Cinturão de Van Allen. James Clerk Maxwell (1831-1879) tem então sua vez. Maxwell observa os escritos sobre os campos de força descritos por Faraday, e se coloca como tarefa dar a eles uma formulação matemática precisa. Ao contrário de Faraday, Maxwell teve uma infância abastada e de formação sólida em matemática.

Comentários

Postar um comentário