COSMOS - EPISÓDIO 12 - O NOVO MUNDO LIVRE

Total Play - Documentarios
O décimo segundo episódio se inicia abordando o planeta Vênus e de como o efeito estufa teria sido um dos responsáveis pela grande alteração das condições climáticas naquele planeta. Retoma, dessa maneira, o quarto episódio da primeira versão da série Cosmos, intitulado Heaven and Hell. Tyson descreve como a sonda Venera 13 teria pousado em Vênus no ano de. Fala de como o carbono foi responsável por, que em Vênus está em sua forma gasosa, dióxido de carbono. No caso da Terra, o carbono teria se concentrado principalmente em rochas carbonadas. Fala de algas unicelulares que teriam o dióxido de carbono expelido pelos vulcões terrestre e o converteram em calcário. Sem um oceano, não seria possível captar o dióxido de carbono e convertê-lo em calcário.

 Cita, como exemplo, as falésias brancas de Dover, na Inglaterra. Fala do efeito benéfico do efeito estufa, mas que deve estar num ponto de equilíbrio. Fala das florestas do hemisfério norte regulam as trocas gasosas, a respiração da Terra. Cita o oceanógrafo Charles David Keeling (1928-2005) conseguiu medir a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Fala da radiação infravermelha e sua relação com o efeito estufa, lamentando que o principal resíduo da atividade humana, o CO2, é uma substância que regula o termostato da Terra. Drew Point, no Alasca. Ressalta que o Sol não é a causa do aquecimento da Terra, mas talvez seja a solução. No trecho de animação, Tyson volta à Exposição Universal de 1878, época em que a Estátua da Liberdade estava a ser construída.

 Na exposição, ocorrida em Paris, Augustin Mouchot (1825-1891) apresentou uma máquina capaz de converter a energia solar em energia cinética. Contudo, com o barateamento do carvão, seus estudos não tiveram financiamento. Cerca de 30 anos depois, Frank Shuman (1862-1918), inventor do vidro de segurança, liderou uma equipe de lidava com a energia solar, e queria irrigar o deserto do Saara utilizando a energia solar. Contudo, no início do século XX o petróleo já estava se disseminando e a primeira guerra mundial fez com que os coletores solares desenvolvidos por Shuman foram reciclados para serem utilizados na guerra. Fala dos arrozais em terraços das Cordilheiras das Filipinas, feitos pelo povo Ifugao e encerra o episódio com um trecho do discurso We choose to go to the Moon, do então presidente Kennedy.

Comentários