COSMOS - EPISÓDIO 03 - QUANDO O CONHECIMENTO VENCEU O MEDO


O episódio se inicia com a imagem de um bebê abandonado numa cesta, simbolizando a própria humanidade que, ao longo do processo evolutivo, esteve entregue à própria sorte. Contudo, com a ajuda da capacidade de reconhecimento de padrões, os seres humanos puderam entender os ciclos sazonais do planeta e utilizar o céu como um calendário. Tyson foca-se então à questão dos cometas e como eles receberam diferentes interpretações em diversos grupos distintos, quase sempre remetendo à ideia de desastres. Para os massai, significava fome; para os zulu, guerra; para os egape, doenças; para os jaga, varíola; para os luba, a morte de um líder. Já para os chineses, por exemplo, um cometa de três caudas calamidade para o Estado, enquanto um de quatro caudas uma epidemia iminente. Faz a ressalva dos falsos reconhecimentos de padrões.

 Fala de Jan Oort (1900-1992) e sua nuvem de Oort, bem como o fato de ele ter sido a primeira pessoa a medir corretamente a distância entre a Terra e o Sol. Após falar sobre os cometas de modo geral, Tyson fala do impacto da amizade entre dois grandes personagens da ciência no Ocidente: Edmond Halley (1656-1742) e Isaac Newton (1642-1727). Inicia-se então uma breve descrição da biografia de Halley, relatando o seu notório mapa estelar do hemisfério Sul, chamando a atenção da Royal Society e, consequentemente, seu curador Robert Hooke (1635-1703).

 Hooke e o arquiteto Christopher Wren (1632-1723), após o Grande incêndio de Londres que ocorreu dois anos após a passagem do cometa Halley, redesenharam a cidade de Londres. Mas a questão se impunha à época era a demonstração de uma lei que pudesse explicar o movimento dos astros. Robert Hooke afirmava ter a resposta, mas a demonstração só viria com Isaac Newton. O livro de Newton com a resposta, no entanto, teve que esperar para ser publicado, pois a Royal Society havia gasto quase todo seu orçamento anual com a publicação de História dos Peixes (De Historia Piscium). 

Foi então que Edmond Halley decidiu não apenas publicar a obra de Newton, mas bancar os custos de edição daquele que veio a se constituir uma das mais importantes obras da história da ciência moderna: Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Hooke alegava que Newton havia roubado suas ideias, mas nunca conseguiu provar a acusação. James Cook aferiu o trânsito de Vênus sobre o Sol, a fim de atestar a medição da distância entre a Terra e o Sol feita por Newton. Relata-se ainda Nicéforo Gregoras (1295-1360), astrônomo e monge bizantino.

Comentários