COSMOS - EPISÓDIO 05 - ESCONDIDO NA LUZ

Mozi (479-372 a.C.) foi um dos primeiros nomes importantes na filosofia chinesa e seu livro Contra o Destino. Poucos séculos após sua morte, o primeiro imperador e unificador da China, Qin Shihuang (260-210 a.C.), conhecido especialmente pelo seu Exército de terracota. Ele unificou moedas, medidas e a escrita chinesa. Qin, no entanto, teve uma postura oposta à de Mozi, conduzindo um governo autoritário e avesso ao pensamento científico. Alhazen (965-1040 a.C.) foi um dos pioneiro da óptica, depois de Ptolomeu, sendo um dos primeiros a explicar o fenômeno dos corpos celestes no horizonte. Passa então a tratar das propriedades da luz e da fascinação de Isaac Newton pelo tema, visitando a casa que Newton viveu em sua infância na cidade de Lincolnshire, na Inglaterra. William Herschel e a descoberta do espectro infravermelho. 

Joseph von Fraunhofer (1787-1826) se tornou órfão aos 11 anos, e começou a trabalhar como aprendiz para um duro vidraceiro chamado Philipp Anton Weichelsberger. Em 1801 a oficina na qual ele estava trabalhando desmoronou e ele foi enterrado nos escombros. A operação de resgate foi liderada por Maximiliano I José da Baviera, que passou a ser seu tutor e deu a ele livros e forçando seu patrão a permitir que o jovem Fraunhofer tivesse tempo para estudar. Abadia de Benediktbeuern, na Bavária, onde foram descobertos os manuscritos medievais de Carmina Burana, de autoria de monges do século XI e que posteriormente foram musicados pelo compositor alemão Carl Orff.


 O episódio cita erroneamente que os registros da música em si foram encontrados na abadia. Tyson começa a tocar Minueto em G maior, uma canção tradicionalmente atribuída a Bach, mas de autoria retificada atualmente para Christian Petzold. Tyson, contudo, é interrompido para a audição do trecho de "O Fortuna", de Carmina Burana. Encerra falando sobre a limitação da nossa visão, que comparando com o universo da música, seria como se escutássemos apenas uma única oitava. Apresenta então as diversas frequências de luz ao som de Rhapsody in Blue, composição de George Gershwin que combina elementos de música clássica e do jazz.

Comentários