COSMOS - EPISÓDIO 06 - APROFUNDANDO

O tema central do episódio é o dos mundos que estão além da nossa percepção visual, especialmente o dos átomos. Através da nave da imaginação, DeGrasse viaja para o interior de uma gota de orvalho, onde observa a batalha entre um paramécio e um Dileptus. Passa a acompanhar então um exemplar de tardígrado, analisando como tais animais teriam sobrevivido às cinco grandes extinções em massa do planeta Terra. Fala da importância das plantas e da clorofila, reduzindo ainda mais o tamanho da nave da imaginação para explicar o processo em termos bioquímicos. Fala então das orquídeas, uma das primeiras espécies de flores.

 A orquídea-cometa (Angraecum sesquipedale), da ilha de Madagascar, fascinou Charles Darwin (1809-1882), que pressupôs que deveria haver um animal capaz de sugar o pólen dessa flor através de longos tubos que alcançassem o fundo dos tubos da orquídea em questão. Esse animal, descoberto apenas no século XX, eram mariposas Sphingidae. Tales de Mileto (624-546 a.C.) como a origem do pensamento filosófico. Demócrito de Abdera (460-370 a.C.), uma vida sem festas é como uma estrada sem fim. Moléculas baseadas em carbono. Super-Kamiokande, um observatório de neutrino no Japão. Wolfgang Pauli (1900-1958) Abu Simbel, um complexo arqueológico constituído por dois grandes templos escavados na rocha, situados no sul do Egito, onde relata a posição estratégica das estátuas dos deus Ra-Horakhty e Ptah. Sentir a luz solar em seu próprio rosto, como no episódio da primeira versão da série.

Comentários

  1. Quando se forma uma molécula os átomos se posicionam de diferentes maneiras, de modo que a disposição espacial seja mais estável. Por isso, os compostos apresentam diferentes geometrias, são fenômenos da natureza que não conseguimos ver as vezes, más é o que faz da natureza um ambiente melhor

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que à molécula é representação da estrutura e propriedade de uma substância composta de um ou mais átomos

    ResponderExcluir

Postar um comentário