COSMOS - EPISÓDIO 08 - AS IRMÃS DO SOL

Total Play - Documentarios
O episódio se inicia retomando a relação dos seres humanos com as estrelas e de como ela se perdeu com o crescimento das grandes e luminosas cidades modernas. Fala das Plêiades, em especial de Alcyone. Tal constelação era utilizada como uma espécie de teste de visão: se alguém pudesse ver seis estrelas dela, era considerado algo normal; caso fosse capaz de ver sete delas, tratar-se-ia de uma visão extremamente apurada. Tyson lembra então os aspectos mitológicos que rodeiam a constelação, que em muitos casos as relacionaram a sete virgens. Para os Kiowas, por exemplo, tratava-se de sete jovens que, fugindo do ataque de ursos, foram salvas pelas forças da natureza, que as colocou a salvo fazendo erguer-se a Torre do Diabo, um proeminente vulcão extinto no estado americano do Wyoming.

 Para os gregos, as Plêiades era as sete filhas de Atlas que, fugindo do caçador mítico Órion por sete anos, pediram ajuda a Zeus, que as transformou na constelação homônima. Quando Órion morreu devido a uma picada de escorpião, sua conversão na constelação de Órion pode retomar a perseguição. Passando da mitologia à ciência, o episódio passa a narrar a história da equipe de mulheres que trabalhou para o físico e astrônomo Edward Charles Pickering (1846-1919), em especial o caso de Annie Jump Cannon (1863-1941) e Henrietta Swan Leavitt (1868-1921), cujos trabalhos de catalogação foram fundamentais para a atual classificação estelar. 

Do trabalho delas passa-se para o da astrônoma britânica Cecilia Payne (1791-1867), que teve que enfrentar o descrédito de seu próprio orientador Henry Norris Russell (1877-1957) em relação ao trabalho intitulado "Atmosferas Estelares", atualmente considerado um dos principais estudos de astronomia no século XX. Eta Carinae, uma estrela que se encontra a cerca de 7.500 anos-luz do planeta Terra e que possivelmente encerrará sua vida num evento de hipernova. Caso isso realmente aconteça, sua luz assumiria o brilho equivalente ao de uma segunda lua no hemisfério sul. Encerra o episódio com um brinde a Annie, Cecilia e Henrieta.

Comentários